(Feijão Guandu).
Apresentação:
O guandu é uma leguminosa originária da Índia e atualmente é cultivado
em aproximadamente 50 países da Ásia, da África e das Américas, principalmente em consórcio com cereais.
Por ser uma leguminosa, tem a capacidade de fixar nitrogênio da atmosfera no solo, o que contribui para tornar o sistema mais eficiente e sustentável.
Características:
Alto teor protéico: tanto seus grãos como sua forragem contêm aproximadamente 20% de proteína.
Boa digestibilidade: aumenta o consumo de nutrientes digestíveis totais,
elevando o ganho de peso vivo.
Opção para alimentação das criações na seca: o guandu possui raízes
profundas (sistema radicular pivotante), que conseguem buscar água nas camadas mais profundas do solo. Isso contribui para uma produção satisfatória durante a estação seca do ano.
Fácil implantação e manejo: como é uma planta rústica, o guandu se adapta bem a solos de baixa fertilidade, com correções mínimas e responde bem à adubação. Porém, não tolera encharcamento e necessita de alta luminosidade durante a formação das vagens.
Plantio
A época de semeadura é determinada pelas condições climáticas e principalmente pela finalidade da cultura. Em todos os casos,recomenda-se aplicar corretivos e fertilizantes com base na análise desolo.Para produção de forragem, quando se busca maior volume de massa verde, recomenda-se que seja semeado na estação chuvosa (diaslongos), pois haverá tempo para o desenvolvimento vegetativo e o guandu poderá ser cortado ou pastejado ainda na mesma estação.
Para produção de grãos ou sementes, o período de desenvolvimento vegetativo deve ser abreviado, pois o excesso de massa verde pode dificultar a colheita. Há ainda a possibilidade de reaproveitamento da massa verde e das sementes ou grãos na rebrota.
Para recuperação e áreas degradadas: a época ideal de plantio vai depender da cultura principal, mas o guandu deve ter pelo menos um período de 60 dias de desenvolvimento vegetativo, para poder expressar seu potencial.
USOS:
Na alimentação animal, o uso do guandu tem aumentado
consideravelmente em todo o mundo.
Na recuperação de áreas degradadas.
Para consumo humano, é usado como grãos secos ou legume verde.
Destaques Da Cultivar BRS Mandarim:
Baixo teor de taninos
Telefone
(66) 3421.4205Endereço
Av. Marechal Dutra, 1555. Centro. 78700-110. Rondonópolis MT.Horario de Atendimento
Seg a Sex : 7:30 às 11:00 e 13:00 às 17:00 Sáb: 7:30 às 11:00